08 de maio de 2023, 19:21h
A apuração em curso pelo STF, PF e pelo Ministério da Justiça, sobre a fracassada tentativa de golpe de estado contra o Presidente Lula se mostra cada vez mais, em relação á participação dos militares, como um conjunto de peças empilhadas de dominó. Derrubada uma, caem todas.
Cabe lembrar que recentemente a CNN publicou um vídeo editado no qual aparecia o general Gonçalves Dias, à época chefe do GSI na administração Lula, circulando entre os golpistas no Palácio do Planalto no 08 de janeiro. A intenção da divulgação do vídeo, ao que tudo leva à crer, foi a de derrubar o general, o que acabou ocorrendo.
Dessa feita, a CNN publica que novas mensagens de áudio divulgadas pela jornalista Daniela Lima, nesta segunda-feira (8), revelam que o coronel do Exército Elcio Franco, que já foi o número dois do Ministério da Saúde e assessor da Casa Civil durante o governo Bolsonaro, estava envolvido na intentona golpista de 8 de janeiro.
De acordo com a reportagem, em conversa com o ex-major Ailton Barros, que está preso, Franco não só sabia da intenção do golpista, como deu sugestões de como mobilizar 1.500 homens para a ação.
Durante a conversa, Franco demonstrou preocupação com o então comandante do Exército, que temia ser responsabilizado por qualquer tentativa de golpe. Além disso, Ailton e seu grupo planejavam suplantar a autoridade do então comandante Freire Gomes, usando o Batalhão de Operações Especiais do Exército.
As mensagens de áudio colocam o coronel Elcio Franco no centro da trama golpista e levantam preocupações sobre o envolvimento de militares em ações políticas ilegais. Esse caso é parte de um inquérito da Polícia Federal contra o ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid.
Leia mais
Bolsonaro está apavorado porque sabe que vai preso, diz aliado
PF vai cortar salário de Anderson Torres e deve expulsá-lo da corporação
O recado de Flávio Dino às Big Techs e à milícia parlamentar bolsonarista
Michelle Bolsonaro ataca cota para mulheres na política
STF forma maioria para derrubar perdão de pena de Bolsonaro a Daniel Silveira
Relembre os 9 crimes atribuídos a Bolsonaro pela CPI da Covid
Coronel dos EUA afirma que OTAN considera Ucrânia ‘uma causa perdida’