24 de março de 2023, 18:13h
Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou na manhã desta sexta-feira (24) as joias que havia recebido de presente da Arábia Saudita em 2021, e incorporado ao seu patrimônio pessoal de forma ilegal, uma vez que presentes dessa monta à chefes de Estado do Brasil são de propriedade da União, a menos que sejam itens de pequeno valor, como uma caixa de chocolates, um perfume ou algo similar. O kit de joias masculinas, até então de posse de Bolsonaro, tem valor da ordem de R$ 400 mil, e entrou de forma ilegal no Brasil, não sendo declarado à Receita Federal. A mesma ilegalidade foi tentada no caso do kit de joias femininas, no valor astronômico de R$ 16,5 milhões que, segundo o ex-ministro Almirante Bento de Albuquerque, seria destinado à ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Entretanto, nesse caso, a “mercadoria” foi apreendida pela Receita, . Os itens que o TCU obrigou Bolsonaro a devolver por votação unânime, foram entregues à guarda, cremos provisória, da Caixa Econômica Federal em Brasília. A entrega foi realizada pelos seus advogados, por volta das 8h30.
O conjunto de presentes devolvidos inclui um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um rosário, todos da marca suíça de diamantes Chopard. A marca de joias mais cara do mundo.
Também nesta sexta-feira, por volta das 11h30, os advogados do ex-presidente entregaram à Polícia Federal um conjunto de armas, também por ordem do TCU.
Na quinta-feira (23), Bolsonaro havia anunciado que devolveria as armas que havia recebido como presente de autoridades dos Emirados Árabes Unidos em 2019, “com dor no coração”.
Ele ainda afirmou que, se possível, pagaria pelos equipamentos para ficar com eles, mas devolveria tudo conforme a decisão do TCU. As declarações foram dadas em entrevista à TV Record.
“Confesso, com dor no coração, vou entregar as armas, com dor no coração, tá o meu nome lá, eu pagaria o que tenho no meu bolso aqui por aquelas duas armas, mas não vamos criar qualquer polêmica no tocante em si, às armas”, disse.
Na semana anterior, o TCU havia ordenado inicialmente que as joias fossem entregues à Presidência da República.
Leia Também.
EXCLUSIVO – General Heleno operou contra agentes da PF no acampamento golpista
Gleisi: Campos Neto sabota o país com juro alto e deveria pedir demissão; ninguém é imexível.
Joias que Trump recebeu da Arábia Saudita são 64 vezes menos valiosas que as de Michelle
Efeito Lula: Preço da picanha e do filé mignon despenca nos supermercados