Publicado pela Sputnik News Brasil.
Adaptação e video da Política em Debate
31 de janeiro de 2023
“RETOMADA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Chanceler alemão esteve em Brasília onde se reuniu com o presidente Lula; Estiveram em pauta o combate às mudanças climáticas, o acordo entre Mercosul e UE, e as preocupações sobre a invasão russa da Ucrânia.”
O Presidente Lula, prestes a completar um mês de governo, se move de forma desenvolta e segura no cenário internacional. Um craque, com grande credibilidade e experiência em negociações, de alto nível, entre chefes de estado.
Lula esteve na Argentina onde costurou acordos e oportunidades. Na Argentina Lula participou da CELAC e visitou, a seguir, o Uruguai onde a temática foi a questão do Mercosul e do Acordo Bilateral que o governo do Uruguai está negociando diretamente com a China.
De volta ao Brasil, Lula conversou longamente com Macron (presidente francês ) e recebeu essa semana a visita do Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, onde, diplomaticamente e de forma pragmática, evitou que o Brasil fosse “arrastado pela OTAN” em apoio à Ucrânia, através do fornecimento de munições para tanques em operação no teatro de guerra.
E como bem disse Scholz: “Estamos muito felizes com o Brasil de volta à cena mundial, meu caro Lula”, após o retumbante fracasso da administração, caótica, Bolsonaro nas relações internacionais.