Publicado em 06/11/2024, 18:30h
Um dos filmes mais sensacionais que eu assisti sobre combate entre tanques foi o filme KVI: Almas de Ferro. O filme está disponível dublado em português no agregador de conteúdo Alta Tensão, isto é, você pode assistir de forma gratuita nesse link.
O filme é ótimo para os amantes de batalhas entre tanques e, dessa vez, se conta a epopeia de um oficial comandante de um tanque Russo durante a segunda guerra mundial que, com astúcia e coragem, junto a seus camaradas, consegue destruir vários tanques panzer Alemães com táticas geniais e audácia. Vale à pena assistir.
Mas por quê eu falo tudo isso…
Eu falo porque ao acompanhar a cobertura por vídeos da Guerra Rússia x Ucrânia e aliados, assiste a um desses momentos de violência pura no campo de batalha do Donbass, em que os Ucranianos tentando impedir o avanço dos veículos blindados russos em direção a um vilarejo chamado Maximovka, na tentativa de tomar a seguir Kurakhovo, postam, no desespero, um de seus próprios tanques, em uma manobra nada convencional, tentando fechar uma brecha na muralha de obstáculos de concreto anti tanques, que o fogo combinado de artilharia e dos tanques russos, em um único ponto, afim de forçar a abertura de uma passagem, havia destruído.
E os tanquistas conseguem fazer o serviço de forma heroica, mas são abatidos ao tentarem fugir e se refugiar na floresta próxima.
A cena que veio a seguir também impressiona. Dois tanquistas russos são levados em motos ao tanque ucraniano e, tomando posse dele, mesmo sob pesado fogo da artilharia Ucraniana, que veio a seguir, manobram várias vezes o tanque Ucraniano, abrindo uma enorme brecha na muralha de obstáculos antes de, mesmo sob fogo intenso e certeiro, se retirarem lentamente do campo de batalha e voltarem ao lado Russo do terreno. Foi de arrepiar. Você pode conferir esse momento aqui.
Leia Mais
A irrelevância de Bolsonaro. Nem os aliados querem que ele seja “anistiado” – Política em Debate