17 de abril de 2023, 19:15h

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), acusando-o de calúnia contra o ministro da Corte Gilmar Mendes. A denúncia se baseia em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, no qual Moro é visto falando sobre “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”.

No vídeo, Moro aparece em uma festa ao ar livre, quando alguém ao fundo diz: “Está subornando o velho”. O ex-ministro da Justiça responde enquanto pega um copo: “Não, isso é fiança… instituto. Pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. A assessoria de Moro afirmou que a fala foi tirada de contexto e que não contém nenhuma acusação contra ninguém.

Na denúncia, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, afirma que Moro cometeu crime de calúnia contra Gilmar Mendes ao insinuar que o magistrado pratica corrupção passiva. Ela solicita a perda do mandato do senador caso seja condenado a mais de quatro anos de prisão. Além disso, a PGR também solicita a prisão de Moro, caso a condenação seja confirmada.

As possíveis consequências da denúncia contra Moro são de cunho penal e civil. Caso seja condenado por calúnia, Moro pode enfrentar pena de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. Essa penalidade pode ser aumentada se a calúnia for proferida contra funcionário público, em razão de suas funções, ou contra os Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Supremo Tribunal Federal. A pena também pode ser agravada caso ocorra na presença de várias pessoas ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, o que também foi o caso.

Além das consequências penais, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também pede a preservação do vídeo publicado no Instagram e solicita que Moro seja notificado para apresentar resposta em um prazo de 15 dias. O órgão ainda solicita que seja estabelecido um valor mínimo de indenização, a ser pago a Gilmar Mendes, pelos prejuízos sofridos.

Veja o vídeo que pode mandar Moro para a cadeia, e acabar de vez com o mandato de senador a ele outorgado.

Leia mais

Eduardo Cunha : ” O Moro era chefe de gangue. Essa é que é a verdade

O sucesso de Lula na China. É o CARA

Bolsonarista que chicoteou entregador e deu “carteirada” se dizendo prima do governador é banida do Ifood

Justiça Federal condena três delegados de São Paulo por tortura e mortes durante o regime militar

NÓS FAZEMOS PARTE DAS PESSOAS QUE NÃO DESISTIRAM DE SONHAR. QUE NÃO DESISTIRAM DE VOCÊ LULA. 100 dias de LULA

Bolsonaro fez sociedade bancar aposentadoria de pastores, diz presidente do Sindifisco

Governo Bolsonaro e o Furto de bilhões contra o Brasil (Caso Petrosix)

Ministro Silvio Almeida esculacha Eduardo Bolsonaro respondendo sobre o Prêmio Luiz Gama

MP Eleitoral se manifesta favorável à inelegibilidade de Bolsonaro por 08 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate