A responsabilidade pelo desastre da manutenção da selic a 13,75% (taxa de juros de 8%), da não criação de empregos, do estrangulamento e encarecimento do crédito, é todo de Roberto Campos Neto e do Banco Central, que faz política monetária contra o povo brasileiro.
Da Revista Fórum e outros.
24 de março de 2023, 19:06h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia afirmado que vai “brigar” para que a taxa básica de juros – a Selic – seja reduzida, voltou a falar sobre o assunto nesta quinta-feira (23) ao comentar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na noite de terça-feira (23), que manteve o índice nos astronômicos 13,75%.
Após conhecer o submarino Humaitá, durante visita nesta ao Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Lula subiu o tom contra os membros do Copom, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e fez uma dura crítica à decisão que manteve os juros altos, destacando que “a história julgará”.
Sobre Roberto Campos Neto, Lula reafirmou que não fará nenhum movimento para removê-lo do cargo de presidente do BC, já que cabe ao Senado aprovar o nome indicado para substituí-lo após o término de seu mandato. O mandatário, entretanto, frisou que tinha boa relação com Henrique Meirelles, que presidiu a instituição nos seus dois primeiros governos, e que agora não faz questão nenhuma de conversar com Campos Neto, que segundo o petista “não está cumprindo sua missão”.
“Todo mundo sabe que ele não está fazendo [cuidar da política monetária, do emprego e da inflação]. Se ele estivesse fazendo, eu não estava reclamando. Eu sou bobo de reclamar de uma coisa boa?”, prosseguiu Lula.
Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também criticou a decisão do BC em manter os juros altos nesta quinta-feira (23) e a classificou como “preocupante”.
Em seguida, o ministro da Fazenda afirmou que o atual momento da economia pede uma outra postura do BC: “Em momento em que a economia está retraindo e que o crédito está com problema, o Copom chega a sinalizar até a possibilidade de uma subida de taxa de juros […] lemos com muita atenção, mas achamos que realmente o comunicado preocupa bastante”.
Dia seguinte ao anúncio da manutenção da Selic e dos juros reais da economia em praticamente 8%, o maior do mundo, a Bolsa de Valores caiu a menos de 100 pontos e o dólar subiu, mostrando o efeito maléfico da politica monetária alucinada do BC.
Até o mercado financeiro já percebeu a estupidez do BC. Levar o Brasil à estagflação vai matar a “galinha de ovos de ouro” de que se alimenta os rentistas e financistas, desde sempre. Ao invés de continuar colhendo “os ovos”, o BC parece querer comer a “galinha”.
Leia também
Bolsonaro devolve joias sauditas e armas após determinação do TCU
EXCLUSIVO – General Heleno operou contra agentes da PF no acampamento golpista
Gleisi: Campos Neto sabota o país com juro alto e deveria pedir demissão; ninguém é imexível.
Roberto Campos Neto e a Taxa de juros do BC igual à “pena de morte”