Joaquim de Carvalho: “Santa coincidência: O projeto de Batgirl Gabriela Hardt assume o caso por vias tortas e recoloca Moro no centro do palco”.
24 de março de 2023, 19:40h
Joaquim de Carvalho em seu texto no Brasil 247 diz que o presidente Lula, em uma entrevista na quinta-feira (23), mencionou a possibilidade de que o ex-juiz Sérgio Moro tenha criado a história de que ele havia sido alvo do PCC.
Embora não haja confirmação sobre as informações que Lula possui, a falta de escrúpulos de Moro no passado sugere que a alegação de Lula possa ser verdadeira.
Em 2006, Moro recebeu a transcrição de uma conversa entre o advogado Adolfo Gois e Roberto Brasiliano, assessor do então deputado José Janene. A conversa envolvia supostas operações de lavagem de dinheiro por parte de Alberto Youssef, em benefício de Janene.
Embora o caso devesse ter sido remetido ao STF, Moro decidiu ficar com o caso, sem devolver Youssef ao sistema prisional. Ele determinou que a Polícia Federal realizasse um inquérito sob sua jurisdição, que levou oito anos até que as primeiras prisões e ações de busca e apreensão fossem decretadas. O procurador José Soares Frisch, que atuava na 13a. Vara Federal de Curitiba, a de Moro, foi contra. Para ele, Moro não tinha competência jurisdicional para tomar decisões nesse caso, já que os fatos investigados revelavam indícios de crime em São Paulo e Brasília.
No caso do PCC, Gabriela Hardt, a juíza que condenou Lula a 12 anos e um mês, com uma sentença que tinha trechos copiados de outra decisão de Moro, ficou responsável pela ação. Quem deveria analisar os pedidos de prisão e buscas no inquérito sobre o PCC era a juíza substituta da 9ª Vara Federal do Paraná, Sandra Regina, mas ela saiu de férias antes de tomar qualquer decisão. O inquérito foi redistribuído, e Gabriela Hardt ficou responsável pela ação. A ação começou a se movimentar no sistema da Justiça Federal do Paraná, às 11h49 do dia 22, terça-feira, minutos depois que perfis na rede social começaram a divulgar trechos descontextualizados da entrevista de Lula à TV 247, em que ele revelou ter dito a seus algozes na cadeia que só ficaria bem quando se vingasse de Moro.
Tire suas conclusões….