11 de março de 2023, 16:55h

Além dos processos que correm contra Bolsonaro no STF e no TSE, a Polícia Federal (PF) está investigando o caso das joias árabes e as invasões aos prédios dos três poderes em Brasília em janeiro. Recentemente, a PF avaliou a possibilidade de pedir a prisão de Bolsonaro caso ele não retorne ao Brasil até abril. Isso porque, se ele permanecer nos Estados Unidos, pode-se configurar a “evasão do distrito da culpa”, o que justificaria a prisão cautelar de uma pessoa investigada, segundo o artigo 302 do Código de Processo Penal.

O ex-presidente está sendo investigado em várias instâncias por seu suposto envolvimento nas invasões de 8 de janeiro. No entanto, o caminho para chegar até Bolsonaro deve ser mais lento, uma vez que as provas ainda não chegaram à cadeia de comando do antigo governo. Já o caso das joias árabes parece ser mais delicado, pois as provas envolvem diretamente Bolsonaro.

A avaliação de investigadores é que apenas uma eventual condenação do ex-presidente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resultaria na inelegibilidade dele, seria vantajosa. Isso porque as duas investigações criminais têm um grande potencial de estrago.

De acordo com uma fonte com acesso às investigações, agora só é preciso aguardar coragem por parte do sistema de Justiça – incluindo Polícia, Ministério Público e Judiciário – uma vez que “o flagrante está dado”. Em meio à polêmica sobre joias e a “embaixada fantasma” no Bahrein, a situação parece se complicar ainda mais para o ex-presidente.

A possibilidade de prisão pode ser um grande problema para Bolsonaro, que atualmente está na Flórida desde 30 de dezembro. Ainda não se sabe se ele irá retornar ao Brasil até abril ou se permanecerá nos Estados Unidos. O cerco parece estar se fechando cada vez mais e a situação pode se desdobrar nos próximos meses.

Bolsonaro está sendo investigado em vários casos graves, e o cerco judicial está se fechando cada vez sobre dele. A possibilidade de prisão de Bolsonaro é real, e apenas uma condenação do TSE o tornando inelegível seria frustrante para o povo Brasileiro, que espera ver Bolsonaro atrás das grades após condenação judicial, o que deveria ainda envolver a acusação de genocídio do Povo Brasileiro durante a pandemia covid19.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate