A OTAN recentemente aprovou a entrega de veículos blindados pesados para a Ucrânia, incluindo o tanque М1А2 Abrams norte-americano, o Leopard 2 alemão e o Challenger 2 britânico. Estes tanques poderão serão confrontados, em campo de batalha, pelos tanques pesados da Rússia, incluindo o T-90M, o T-80 e o T-72. Confira as características destes tanques no infográfico da Sputnik e veja as diferenças entre eles.

Em seu report divulgado hoje (01 de fevereiro de 2023), a Sputnik News Brasil afirma que o número de tanques ucranianos destruídos pelos russos ao longo de todo o conflito com a Ucrânia é de 7706 tanques e outros veículos blindados de combate. Também teriam sido destruídos 998 lançadores múltiplos de foguetes, 3978 peças de artilharia de campanha e morteiros e 8243 veículos especiais militares.

A imprensa tem noticiado que, em até um ano e meio, serão fornecidos pelo ocidente à Ucrânia, até 350 tanques dos apresentados, o que não nos parece, diante dos números de tanques destruídos pelos russos até agora – 7706 tanques e veículos blindados – que vá fazer grande diferença, que permita a Ucrânia e aliados da OTAN, virar a seu favor o cenário da guerra.

Países com a Grécia não estão dispostos a “entregar” seus tanques Leopard 2 aos ucranianos, alegando que eles são essenciais á segurança nacional.

Os ucranianos, ambiciosos, querem ainda dos EUA 160 caças F-16 e da Alemanha 01 submarino.

De fato, desde 24 de fevereiro de 2022, é travada uma guerra de atrito entre a OTAN e a Rússia. E essa guerra parece apontar para, até, um confronto direto, especialmente se caças de ataque forem fornecidos à Ucrânia, além de mísseis de longo alcance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate