Ele pediu que seus seguidores se mobilizem e protestem.

18 de março de 2023, 17:40h

Hoje, dia 18, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em sua rede social Truth Social que espera ser “preso” na próxima terça-feira, dia 21, e convocou protestos diante de uma possível acusação de suborno pago a uma atriz pornô antes das eleições de 2016. Ele se referiu a um “vazamento” do escritório do procurador do estado de Nova York para o bairro de Manhattan e afirmou, em letras maiúsculas: “O principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos será preso na terça-feira da próxima semana. Protestem, recuperem nossa nação!”.

Trump, que planeja concorrer à presidência novamente em 2024, é alvo de rumores sobre uma possível acusação criminal por parte de um grande júri, no âmbito da investigação liderada pelo procurador distrital do estado de Nova York, Alvin Bragg, um magistrado democrata.

Nos Estados Unidos, os promotores podem apresentar testemunhas e provas a um painel de cidadãos conhecido como grande júri, que então decide se há um caso a ser respondido. Se for indiciado, Trump será o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos acusado de um crime, o que afetaria suas chances de se tornar o candidato republicano à presidência para as eleições de 2024. Na sexta-feira, um dos advogados de Trump, Joseph Tacopina, disse à imprensa que seu cliente comparecerá à Justiça de Nova York se for acusado.

O ex-presidente republicano (2017-2021) está envolvido em vários processos judiciais, mas nunca foi indiciado. Agora, ele pode ver esta ameaça materializada nos tribunais de Nova York. A investigação liderada por Bragg se concentra em um pagamento de US$ 130.000 feito duas semanas antes da eleição presidencial de 2016, vencida por Trump, a uma atriz pornô conhecida como Stormy Daniels. O dinheiro estava destinado, supostamente, a impedir Stormy, cujo verdadeiro nome é Stephanie Clifford, de revelar publicamente um relacionamento que diz ter tido com Trump anos antes.

Trump negou repetidamente um caso com Daniels e alega que a investigação teve motivação política. Em sua publicação de hoje na Truth Social, Trump se referiu a “vazamentos ilegais de um escritório do promotor do distrito de Manhattan corrupto e altamente politizado”. Disse, ainda, que a investigação está “baseada em um conto de fadas antigo e completamente desacreditado (por muitos outros promotores!)”.

A atriz pornô Stormy Daniels se reuniu com os promotores na quarta-feira, dia 15, e “concordou em estar disponível como testemunha, ou para uma investigação mais aprofundada, se for necessário”, afirmou seu advogado, Charles Brewster.

No início de março, a equipe do procurador Bragg deu a Trump a oportunidade de testemunhar, mas a expectativa é que ele se recuse para evitar se incriminar. Especialistas dizem que o convite é um sinal de que é quase certo que ele será indiciado.

Existem várias acusações judiciais contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Aqui estão algumas delas:

  1. Incitamento à insurreição: Trump foi acusado de incitar seus seguidores a invadirem o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021, em uma tentativa de impedir a certificação dos resultados das eleições presidenciais. Ele foi acusado pela Câmara dos Representantes, mas absolvido pelo Senado em um julgamento político em fevereiro de 2021.
  2. Fraude fiscal e bancária: Em fevereiro de 2021, o procurador-geral de Nova York iniciou uma investigação criminal sobre as finanças de Trump. O foco da investigação é se a Organização Trump cometeu fraude fiscal e bancária.
  3. Assédio sexual e agressão: Várias mulheres acusaram Trump de assédio sexual e agressão ao longo dos anos. Trump negou as acusações e não enfrentou acusações criminais por esses incidentes.
  4. Quebra de contrato: Vários processos foram movidos contra a Organização Trump por quebra de contrato e não pagamento de aluguéis e empréstimos.
  5. Impeachment anterior: Trump também foi acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso em dezembro de 2019. Ele foi absolvido pelo Senado em fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate