07 de março de 2023, 11:45h

Matéria da Sputnik Brasil com inserções, modificações e exclusões da Política em Debate.

O general da Força Aérea dos EUA, Glen VanHerck, alertou sobre a presença de um submarino nuclear russo da classe Severodvinsk na costa dos EUA, causando grande preocupação nas autoridades do país. Os novos submarinos russos são mais silenciosos, rápidos e têm maior capacidade de permanência subaquática em maiores profundidades.

Especialistas americanos confirmam que os submarinos russos movidos a energia nuclear são altamente letais, furtivos e resistentes, tornando sua presença na costa americana uma grande preocupação para os comandantes e autoridades do país.

E a Rússia também investe pesado em sua força naval de superfície. O Ministério da Defesa da Rússia anunciou em 25 de janeiro de 2023 o envio da fragata Almirante Gorshkov para a parte ocidental do oceano Atlântico, em uma viagem que incluía também o oceano índico, transportando mísseis hipersônicos Zircon para a realização de testes. Segundo nota divulgada, o exercício militar teve como objetivo simular o lançamento de um míssil contra um alvo marítimo, que representava um navio inimigo localizado a mais de 900 km de distância.

A ação reforçou a posição da Rússia como potência naval, além de servir como um alerta para outras nações sobre o desenvolvimento contínuo de suas capacidades militares. O teste bem-sucedido demonstrou a capacidade do país em lançar ataques de alta precisão a longas distâncias, aumentando a preocupação de outras nações sobre a possibilidade de uma corrida armamentista.

A Marinha da Rússia celebrou recentemente seu 326º aniversário e, durante a ocasião, o comandante da frota, Nikolai Yevmenov, anunciou que o submarino nuclear Generalissimus Suvorov está passando por testes. Essa é a terceira unidade da classe Borei-A, que foi lançada em janeiro do ano passado. O submarino recebeu esse nome em homenagem ao mais importante comandante militar russo do final do século XVIII.

Construído nos estaleiros da empresa de construção naval Sevmash, o Generalissimus Suvorov é capaz de transportar mísseis balísticos intercontinentais Bulava e torpedos equipados com carga nuclear. Os mísseis Bulava têm um alcance de 8.000 quilômetros e o submarino pode transportar até 16 unidades. Além disso, ele tem a capacidade de operar a uma profundidade de até 480 metros e uma autonomia de 90 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate