Publicado em 04/03/2025, 11:22h

Hoje nós decidimos compartilhar no Facebook os nossos últimos posts publicados aqui no Blog da Política em Debate. E para nossa surpresa, quando já tínhamos compartilhado no perfil e nos canais associados, começaram os avisos de “post deletado”

Veja abaixo os links compartilhados que foram, alguns deles, objeto de exclusão pelo Facebook, e que entendemos ser o mais puro e cínico exercício de censura.

A acusação do Facebook era genérica, veja aqui e blá blá blá. Mas se resumia a dizer que o conteúdo que estava sendo excluído era fake news…Risível, vindo justamente da Meta e do Facebook.

Nosso perfil tinha aproximadamente 5000 seguidores, limite permitido, e não aceitamos censura, do tipo que Trump está tentando impor às vozes dissidentes, e até a jornalistas dos Estados Unidos, os ameaçando de processo se o material publicitado for de fonte anônima

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, enfrenta diversas acusações de violar a liberdade de expressão e praticar censura em suas plataformas. Governos, organizações e usuários denunciam que a empresa aplica moderadores automatizados e políticas opacas para remover conteúdos sem critérios claros, muitas vezes silenciando vozes dissidentes ou desfavorecendo determinadas narrativas políticas.

Nos EUA, a Meta já foi acusada de colaborar com o governo para suprimir certas opiniões durante a pandemia da COVID-19 e em períodos eleitorais. No Brasil e na União Europeia, investigações apontam que suas diretrizes de moderação podem ter viés ideológico, favorecendo determinados grupos e prejudicando outros.

Além disso, denúncias indicam que a Meta limita o alcance de postagens sem aviso, prática conhecida como shadowban, e que remove conteúdos sob justificativas vagas de “desinformação” ou “discurso de ódio”, muitas vezes sem direito a defesa por parte do usuário.

A empresa se defende alegando que suas políticas buscam combater fake news e discursos nocivos, mas críticos argumentam que há falta de transparência e abuso de poder, tornando a Meta uma das principais responsáveis pela centralização e controle da informação na internet.

Por não aceitar métodos sujos de censura, nós excluímos nosso perfil do Facebook e trazemos a você essa reflexão de como é hipócrita a Meta. Como ela age desrespeitando e censurando conteúdo daqueles que se dispõem a fazer parte do seu negócio, que deveria ser informar de forma livre, mas não o faz. Muito pelo contrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate