Publicado em 25/02/2025, 18:45h
A desconexão da esquerda com as pautas sociais é o real motivo da sua decadência? Lula com 40% em pesquisa recente sobre se o eleitor aprova ou desaprova a forma de gestão do atual governo, e agora essa pesquisa Datafolha com uma vertiginosa queda para aprovação de meros 24%, o pior resultado dos três governo Lula, me parece o perfeito retrato dessa desconexão.
Ninguém está culpando ou inocentando o Lula. Não é isso. Notem que Lula vence todos os outros possíveis candidatos à presidência para 2026. Todos.. A questão que nós observamos é realmente de uma aparente perda de identidade do PT, PDT e etc… Já tem gente vendo isso. A saída para esse beco da esquerda é voltar às raízes.
Há, óbvio, o fator de um congresso conservador. Esse congresso o é em sua maioria conservador não somente pelo poder financeiro dos grandes grupos que fazem suas bancadas, mas também por causa dessa perda de identidade.


Achamos também que fatores de sucesso do governo Lula, mas que esbarram na visão limitada da sua base de apoio popular, não são percebidos e valorados.
O Brasileiro comum, do povo, especialmente os menos instruídos, não entende o significado do resgate de credibilidade conseguido por esse governo, frente ao desastre completo que foi o governo Bolsonaro.
A grande massa tem visão limitada de que o Brasil está a um passo de alcançar o grau de investimento pelas classificadoras de risco, que as reservas cambiais, dilapidadas pelo inepto governo Bolsonaro e seu incompetente ministro da fazenda, foram novamente recompostas, que estamos em pleno emprego, que 24 milhões de pessoas foram atendidas pela farmácia popular, que o balanço das exportações aponta para valores recordes a nosso favor, que a maioria dos famintos da governança Bolsonaro já saiu, de novo, do mapa da fome nesse governo. E essa massa de eleitores, a base da popularidade de Lula, não estão “nem aí pra essas coisas” porque elas não impactam o dia a dia deles. O que impacta é comida na mesa. E quando a comida sobe de preço a popularidade despenca. Esse povo releva ou esqueceu que com Bolsonaro não comia mais nem ovo. Muito menos carne. Comia era pé da galinha. A inflação era muito mais alta. O que impacta é o pastor entupir os ouvidos desses menos letrados com discursos que levam ao medo medo. Taxar Pix acima de R$5000,00 uma grotesca fake news promovida exaustivamente por parlamentares e pela máquina de desinformação da extrema direita, foi tomada como verdade, como se eles, os mais pobres, fossem fazer todo dia Pix de R$5000,00. E o resultado dessa manipulação foi desastroso para a imagem do governo no imaginário desse eleitorado. Manipulação massiva paga pela extrema direita. Irresponsável manipulação que levou muitos incautos a caírem em golpes promovidos por facínoras digitais aproveitando a brecha de desinformação aberta por parlamentares de oposição ao governo. Se some a isso a pouca capacidade do governo em se contrapor a esse discurso de forma eficaz por mais de 2 anos. Só agora a coisa começa a mudar com o novo ministro da comunicação do governo Lula.. Tem muito mais coisas que impactam a vida dessa galera rasa. Tem muita gente que vive de bolsa família e é Bolsonaro.. Tem muito mal agradecido nesse povo. Mas isso pouco importa… Veja.. Os estúpidos que votaram em Trump devem estar se arrependendo. A burrice sempre cobra seu preço.
A esquerda na Alemanha estava ameaçada nas eleições que ocorreram recentemente. Em janeiro a esquerda estava com 4% nas intenções de votos, e se não conseguisse mais de 5% ficaria de fora do Parlamento. Mas, surpreendentemente, a esquerda foi a mais votada em Berlim e dobraram seu eleitorado, saltando para 8,8%. E o que eles fizeram de novo? Simples. Aumentaram os gastos de campanha nas redes sociais e se concentraram em saber o que, de fato, o povo precisa. De que reclama, padece. Foi certeiro.
Esse ressurgimento da esquerda na Alemanha não é mágico. Ele é resultado da percepção pelas lideranças partidárias da necessidade da esquerda voltar a ser a voz do povo. Ele é resultado de uma nova liderança. Combativa. Guerreira, que na percepção do eleitorado Alemão representa os seus anseios, em especial os mais jovens. E quando se abre mão de lutar pelas causas populares, a consequência é que mesmo um governo exitoso, como o governo Lula 3, amargue péssimos índices de aprovação do eleitorado.
