No futuro não tão distante, São Paulo pode se transformar em uma cidade em pleno deserto.
11 de abril de 2023, 18:53h
Esse é o alerta do pesquisador do INPE, doutor Antônio Nobre, um climatologista, e outros colegas que se debruçam a entender a dinâmica única do ciclo hidrológico da floresta amazônica.
Recente descoberta do doutor Antônio Nobre e de um grupo de pesquisadores Russos é que a floresta funciona como uma “bomba biótica”, isto é, ela se auto regula liberando imensas quantidades de vapor de água para a atmosfera, são verdadeiros “gêisers de umidade” liberados pelas folhas, que se condensa a partir de “núcleos de minerais”, como o potássio, vindo de trilhões de fungos que habitam em simbiose com as árvores. Assim, formando as nuvens, que então se precipitam não somente sobre a floresta, mas permitindo que parte dessa imensa quantidade de umidade flua da Amazônia em direção ao sudeste do Brasil, responsável por 70% do Produto Bruto do país, e também na direção sul, tornando úmida a parte norte e central da Argentina, Paraguai, Bolívia.
A floresta amazônica brasileira tem aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados. E toda a floresta tem estimados 400 bilhões de árvores. Cada hectare de arvores tem a capacidade de liberar 30 toneladas de vapor de água por dia.
Vinte por cento da floresta amazônica já foi destruída. Essa destruição se acelerou de forma estúpida e dramática especialmente durante o governo Bolsonaro. Um governo marcado por um conluio quase explicito com toda a sorte de saqueadores dos bens da floresta, como o mau empresariado agrícola e pecuarista, e milhares de garimpeiros ilegais em busca especialmente de ouro, e que chocou aos civilizados de nossa nação e do mundo ao se descortinar o quase genocídio perpetrado pelo Estado contra os povos Ianomami.
Sem floresta em pé e sã não há agronegócio. Sem a floresta em pé e sã o centro do Brasil vai acabar se transformando em um deserto, como o Kalahari na África e o Outback na Austrália, ou o deserto do Saara e os desertos da Ásia Central, todos na latitude de 30 graus, nos hemisférios norte e sul.
As 400 bilhões de árvores da floresta amazônica e as demais florestas tropicais e boreais do mundo podem frear a desertificação e ajudar no combate ao acelerado aquecimento global.
“Deixe a floresta em paz. Sem gente” e salve o futuro do Brasil e, por extensão, do planeta. Essa é a síntese da mensagem do vídeo da DW (em inglês e legendas em inglês ) mostrado abaixo.
É fantástico o vídeo. Uma alerta dramático e atualíssimo de como a floresta funciona e nos salva. Quem assistiu Avatar 1 deve lembrar de EIWA, uma entidade que unia toda a vida da floresta. É algo parecido com isso. Maravilhoso. E na nossa profunda ignorância, prepotência e descaso, estamos destruindo tudo. A gente não merece habitar esse planeta. Somos selvagens e insensíveis demais para estarmos aqui.
*Deutsche Welle (DW) (português: Onda alemã) é uma empresa pública de radiodifusão da Alemanha,
Leia mais
Em somente 6,85% do tempo de mandato, Lula cumpriu 33% das promessas de campanha
Confiança no governo Lula joga dólar abaixo de 5 reais
Pastor evangélico é preso em flagrante por abusar de parente menor de idade
Lula: “100 dias foram suficientes para revertermos um cenário estarrecedor”.