17 de fevereiro de 2023, 16: 20h

Vídeo da BBC News mostra o quanto grave foi o acidente ocorrido no subúrbio East Palestine da Cidade de Ohio, quando um trem com dezenas de vagões carregados com produtos químicos, altamente inflamáveis e tóxicos, como o cloreto de vinila, descarrilhou e explodiu.

Em 3 de fevereiro, um trem de carga da Norfolk Southern descarrilou em East Palestine, derramando materiais tóxicos na comunidade e exigindo a queima controlada das substâncias inflamáveis, o que acabou, como consequência, gerando uma imensa nuvem tóxica fruto do craqueamento térmico dos produtos químicos originais. Também foi descoberto que o trem de carga havia quebrado apenas dois dias antes.

O Independent descobriu que a Norfolk Southern tem um histórico marcado por acidentes mortais e silenciamento de denunciantes, e foi criticada por falhas de segurança no ano passado, depois de autorizar recompra de ações no valor de US$ 10 bilhões de acionistas, ao invés de privilegiar melhorias na manutenção.

De acordo com sindicatos ferroviários, o acidente foi resultado de “anos em preparação” e os moradores agora temem as implicações para a saúde e exigem respostas.

Os residentes disseram ao Independent sobre seu ceticismo em relação às intenções da Norfolk Southern uma vez que, em um primeiro momento, não atendeu, de pronto, às indagações da Comunidade.

“A gente não vai abandonar, East Palestine”, dizia a carta do CEO da Norfolk Southern, Alan Shaw, postada na conta oficial da empresa no Twitter na quinta-feira. “Então por que vocês não apareceram na reunião da imprensa ontem à noite como deveriam ter feito?” dizia um tweet de resposta.

A Norfolk Southern teria não comparecido a reunião da quarta-feira à noite, alegando que não se sentiria segura.

O assunto é de tamanha gravidade que agora começa a ser considerado como a “Chernobyl Americana”, em alusão ao acidente nuclear no complexo de usinas nucleares em Chernobyl, localizada no norte da Ucrãnia. Especula-se que a polêmica envolvendo os “OVNIS”, que na verdade eram balões, atribuídos serem chineses, foi no sentido de tirar “dos holofotes” o acidente ferroviário de Ohio do público americano. Essa tática é chamada de “diversionismo”, uma “cortina de fumaça, e é frequentemente usada para mudar o foco do público de um tema que não se quer que seja de ampla divulgação.

Vejam o vídeo.

Vídeo da BBC News sobre o acidente na cidade de ohio envolvendo o descarrilhamento de um trem de carga contendo produtos químicos altamente perigosos e até cancerígenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate